Apesar da intensa chuva, frio e vento, os atletas demonstraram o seu desportivismo e partiram para a prova com cerca de 21 quilómetros.
A prova de cariz nacional envolveu a participação de 120 clubes e mais de 1000 atletas divididos em nove escalões. O vereador do Pelouro do Desporto afirma que “esta competição é já uma iniciativa de referência no panorama do atletismo do nosso país” acrescentando que a sua realização tem como objectivo principal desenvolver a prática da modalidade no concelho, afastando os jovens comportamentos de risco e maus hábitos”. A dedicação a um desporto e os “sacrifícios” inerentes à sua prática (cumprimento de horários, alimentação saudável, etc.) desenvolvem nos jovens o gosto por uma vida sã.
Os records da Meia Maratona (1 hora 03 minutos 01 segundo (masculinos) e de 1 hora 13 minutos 17 segundos (femininos)) não foram superados, talvez devido ao mau tempo, tendo lugar no pódio, respectivamente, Youssf El Kalai (1:07:16), do Sport Lisboa e Benfica, Vítor Almeida (1:07:29), do Vitória Sport Clube de Guimarães, e Paulo Catarino (1:07:31), do Grupo Desportivo e Recreativo Juventude Ribeiras. No escalão feminino venceu a prova Malgojata Sobanska (1:14:22) , atleta polaca individual, seguida por Fátima Silva (1:15:38), do Clube Desportivo da Póvoa, e Laura Silva (1:20:39), do Núcleo de Atletismo de Joane.
Todos os restantes resultados estão disponíveis aqui.
A III Mini Caminhada Cego do Maio, prova de convívio integrada na Meia Maratona, contou com cerca de 500 participantes, número que o Pelouro do Desporto não estava à espera de alcançar devido à chuva que se fez sentir nessa manhã.
A organização desta prova esteve a cargo da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim e contou com o total apoio da Câmara Municipal.