Póvoa de Varzim, 05.03.2010 - Os livros continuam a visitar a Póvoa de Varzim, agora com a apresentação da nova obra de José Cavalheiro Homem, a 12 de Março, às 21h30, no Diana Bar.
Para além da Terra é, nas palavras do autor, “livro sofrido, gostoso, um livro de alma onde se é dado encómio destaque a pessoas simples em lugar simples onde se tacteia a memória perseguindo a sombra das minhas recordações”. Recordações essas de África que o escritor recordou e de divertiu a relembrar. “Cada cor, cada esquina, cada árvore e cada acção está bem gravada porque eu já lá não estou mais, se estivesse talvez desvalorizasse os momentos, se estivesse não me seria permitido acreditar que tinha vivido tudo aquilo que neste livro é destapado por vezes em vernáculo dizer”. Para além da Terra são histórias “em novelos coloridos, palavras e ideias compostas em bi-ling em miscigenados dizeres e muitas delas vividas na primeira pessoa. Assim se pinta África nos anos sessenta, assim se canta África nos anos setenta e assim se chorou a Terra Mãe nos oitenta revivendo agora, em continuum, os presentes momentos. Tento pois, expulsar a dor nestes pequenos retalhos contados de quem perdeu o seu regresso”.
Na sessão de lançamento serão lidos alguns textos do livro pelo Professor Ângelo Vaz, Mestre de pintura.
José Cavalheiro Homem, nome recriado de Adelino José Cavalheiro Gonçalves, já apresentou na Póvoa de Varzim as suas obras M’Africando e Trilhos. Nasceu e viveu a sua juventude em Luena, Moxico, Angola. Controlador de tráfego aéreo e piloto, é também autor da obra O meu curso de Aviação.