Após cinquenta anos como Pároco de S. José de Ribamar, o Reverendo Padre José Gonçalves considera que o livro surgiu da necessidade sentida em agradecer à paróquia e a todos os paroquianos. Reúne factos históricos com as suas vivências e, com o apoio do Conselho Pastoral a edição da obra tornou-se uma realidade. O sacerdote não pode deixar de enumerar “algumas pessoas que foram construtores, de primeira linha, da comunidade paroquial e verdadeiros Cireneus do pároco nesta caminhada de 50 anos”. Considera que “a Paróquia de S. José de Ribamar já atingiu a maioridade e já pode ser responsabilizada por aquilo que faz”, graças à entrega e dedicação da comunidade.

livro

A memória da vida e a memória da paróquia entrecruzam-se no livro, resultando num documento essencial, no futuro, para retrospectivar o percurso histórico da Paróquia de S. José de Ribamar. Nela se congrega o mar, com as suas praias, a área urbanizada, com as suas gentes e a zona agrícola, que tendencialmente se vê reduzida. A referida paróquia é constituída por três igrejas, a Igreja do Desterro, a Igreja de São Roque e a Igreja de São José.

Em 1954 foi lançada a primeira pedra para a construção da actual Igreja de São José e, passados dois anos, o Padre José Gonçalves é nomeado pároco. Apesar da sua juvenilidade, assumiu este cargo e desempenha-o, até à actualidade, com elevado zelo e devoção.

presidente padre ze

O Presidente da Câmara, presente na sessão de lançamento de Memórias da Paróquia de S. José de Ribamar, assumiu publicamente o compromisso de cumprimento da doação do terreno na zona norte da cidade para a construção de uma nova igreja. Tal ainda não foi possível devido a expropriações que devem ser feitas, no entanto, consta no Plano de Urbanização um terreno destinado a essa construção.