No dia 19 de Novembro, em São Pedro de Rates, terá lugar a primeira prova das 12 que completam a actividade entre as quais quatro de corta-mato, quatro de estrada e quatro de pista.
Cada jornada conta com a participação de cerca de 300 pessoas, o que demonstra a adesão da população a este projecto que consiste na divulgação da modalidade nas doze freguesias do concelho. Descentralizar a prática do desporto e captar público fora do meio urbano é o essencial para o sucesso do Plano de Promoção de Atletismo, já que cada prova é realizada sempre numa freguesia diferente.
O mesmo acontece com o Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa que já vai na sua 15ª Edição. Esta actividade contempla Cursos de Formação para árbitros e dirigentes, bem como Provas Individuais e Colectivas. No próximo Domingo, dia 12, terá início a 1ª Fase do Campeonato Individual, no Pavilhão Municipal.
A consolidação dos planos de desenvolvimento e promoção das duas modalidades assumem-se já como formas de evitar que os jovens do concelho da Póvoa de Varzim adquiram comportamentos de risco e maus hábitos, tal como a toxicodependência, pois são conhecidos os benefícios do exercício físico contra este vício. A dedicação a um desporto e os “sacrifícios” inerentes à sua prática (cumprimento de horários, alimentação saudável, etc.) desenvolvem nos jovens o gosto por uma vida sã.