Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, revelou que, este ano, a Câmara Municipal resolveu convidar a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim e a Associação Comércio ao Ar Livre para, em conjunto, pensarem no Natal, propondo-lhes realizar o Mercado Nazareno e, para o efeito, contar com o apoio destas associações.

A autarca explicou que o Mercado Nazareno é constituído por várias Praças: a “Praça Cristã”, na Praça do Almada, a “Praça Cristã”, na Fortaleza, a “Praça Hebreia”, na Avenida Mousinho de Albuquerque – porta norte Mercado Municipal, a “Praça Romana”, no Largo de Elísio da Nova.

Lucinda Delgado informou que as Praças terão diferentes momentos de animação, como por exemplo Presépio ao Vivo, Cantares de Natal, que contarão com a participação de jardins de infância, IPSS’s, Coro Grupo dos Jovens da Matriz, Escola de Música da Póvoa de Varzim e Casa de Santa Maria da Estela. Para além disso, estarão presentes perto de 50 artesãos divididos pelos diferentes espaços.

A Vereadora esclareceu que o objetivo desta iniciativa é dinamizar as diferentes artérias da cidade, não ficarmos única e exclusivamente num ponto, para tentar movimentar as pessoas e para valorizar o nosso comércio tradicional. Acima de tudo, queremos que as pessoas venham, conheçam a Póvoa, se sintam bem e depois venham cá mais vezes, assegurou.

A Velha Lamparina é a responsável pela organização do evento, contando com o apoio logístico da autarquia e a colaboração das associações, elucidou.

Tratando-se de uma iniciativa inovadora, Lucinda Delgado espera que seja uma experiência com êxito contando também que esteja bom tempo.

E como se trata de uma época natalícia, a autarca insistiu que, sendo este um tempo de união e família, a ideia é juntar todos, unir esforços para, em conjunto com a comunidade, diferentes associações, IPSS’s e outros, tentar ter um Natal diferente.

José Gomes Alves, Presidente da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, afirmou que dado o interesse da iniciativa, a associação desde logo decidiu apoiar e, para o efeito, irá disponibilizar o Comboio de Natal que fará a ligação gratuita entre as várias praças.

Luís Milhazes, Presidente da Associação Comércio ao Ar Livre, disse que viram neste projeto a tentativa de envolver o comércio e a comunidade e, desde logo, se associaram. Faz todo o sentido tentarmos experimentar novas iniciativas em prol da Póvoa, acrescentou.

Cartaz Mercado Nazareno 2012

14, 15 dezembro – das 10h00 às 22h00

16 dezembro – das 10h00 às 19h00

Áreas de animação específica:

Praça do Almada

“Praça Cristã”

Todos os dias_11h00 – Encenação histórica, animação, degustação de iguarias

15/12_Cantares de Natal, por Coro Grupo dos Jovens da Matriz

Fortaleza

“Praça Cristã”

Todos os dias_14h30 – Encenação histórica, animação, degustação de iguarias

Av. Mouzinho de Albuquerque porta norte Mercado Municipal

“Praça Hebreia”

Todos os dias_16h30 – Encenação histórica, animação, degustação de iguarias

14/12_Cantares de Natal, por Estabelecimentos de educação Pré-escolar e IPSS’s

15/12_Cantares de Natal, por Classes de conjunto, Escola de Musica da Póvoa de Varzim.

16/12_Cantares de Natal, por Casa de Sta. Maria da Estela

Largo de Elísio da Nova

“Praça Romana”

Todos os dias, às 11h, 15h, 19h e 21h_Animação