Apesar dos constrangimentos a que estamos sujeitos na atual conjuntura de estado de calamidade, e tendo em conta a responsabilidade social das instituições museológicas, é lançado o repto para que, também este ano, possamos celebrar esta data, embora virtualmente.  

Sendo assim, visite o Museu de Etnografia e História da Póvoa de Varzim e conheça ou relembre as exposições que compõem o seu acervo. 

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2020, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, o ICOM apresenta o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.
Hoje em dia, muitas são as disparidades que podem ocorrer dentro dos museus e entre estes e os seus visitantes, relacionadas com os mais diversos fatores: origem étnica, género, orientação e identidade sexual, origem socioeconómica, nível de educação, capacidade física, ideias políticas e crenças religiosas. Tendo em conta o seu papel social, os museus podem incentivar de forma relevante a diversidade e a inclusão, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens. 

Hoje o Museu irá permanecer encerrado mas amanhã, 19 de maio, as portas vão voltar a estar abertas.