A sobrelotação de veículos,
sobretudo nos horários da manhã, levou a Metro do Porto a reforçar o serviço, o
que deverá acontecer já a partir do início do próximo ano, respondendo, desta
forma a reivindicações da comissão de utentes desta linha.

Entretanto, continuam os testes
com o novo veículo que deverá acelerar as ligações de metro na linha da Póvoa,
o  Flexity
Swift
. Antes de poder ser posto em circulação, o novo veículo terá que
fazer cinco mil quilómetros de ensaios e a empresa adquiriu um lote de 30
destas composições, que terão também que efectuar os respectivos testes.

De acordo com o Jornal de
Notícias, o primeiro destes veículos chegou  a Matosinhos em Agosto e, desde essa altura,
já chegaram mais dois. Os restantes serão enviados da fábrica da Bombardier, na
Áustria, ao ritmo de um ou dois por mês. Ainda não há data definida para que os
tram-train (maiores, mais cómodos e mais rápidos do que os actuais veículos)
entrem em operação. Sabe-se que serão utilizados preferencialmente nas linhas
mais longas (Póvoa e Trofa), embora, segundo informações da Metro, estejam
preparados para circular em toda a rede. Ainda segundo este jornal diário, as
novas composições têm um design mais rectilíneo do que os actuais veículos em
circulação na rede (os eurotram). Uma das maiores vantagens do tram-train será
a capacidade de atingir uma velocidade máxima superior. Conseguirá circular a
100 quilómetros/hora, ao passo que o eurotram apenas atinge os 80 quilómetros
hora. Ainda não está contabilizado, com certeza, qual o tempo a menos que os passageiros
passarão nas viagens.