A imponente procissão principiou na Rua 31 de Janeiro, às 16h00, e prosseguiu pelas ruas poveiras até à Igreja da Lapa, onde terminou (passando pelo Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos).

À passagem da procissão pela marginal poveira, os dez andores foram virados para o mar e milhares de foguetes foram lançados em saudação à virgem padroeira dos pescadores. A Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe e a Banda Musical da Póvoa de Varzim acompanharam o percurso da imponente procissão.

15 de agosto é, ainda, a data que assinala os 250 anos da Igreja de Nossa Senhora da Lapa. A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, desde fevereiro de 2019, que reúne esforços juntamente com a comunidade religiosa e a sociedade civil para cumprir um programa comemorativo que se estenderá até ao final deste ano.