Justino Pereira foi o orador convidado para mais uma edição do ciclo de palestras sobre o Centenário da Igreja da Misericórdia.

A Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado, marcou presença no evento e agradeceu o convite que a Misericórdia dirigiu à Câmara Municipal, que apoia as comemorações da instituição. Lucinda Delgado elogiou o trabalho que tem vindo a ser apresentado pela Santa Casa à comunidade ao longo deste programa comemorativo, que considerou relevante para um alargado conhecimento dos poveiros.

Como tem sido habitual neste ciclo de conferências, a sala esteve quase cheia para ouvir falar de mais um tema relacionado com a Misericórdia, que está a levar a efeito a comemoração do 1º Centenário da igreja da Misericórdia.

Justino Pereira abordou a temática relacionada com a Semana Santa, mais concretamente, a Procissão do Senhor dos Passos, fazendo uma retrospetiva desde a criação da Confraria do Senhor dos Passos, em 1699, até ao presente.

Na conferência, Justino Pereira recordou ainda uma outra cerimónia muito relacionada com a Misericórdia, a Procissão da quinta-feira Santa ou das Endoenças. Esta procissão era “uma obrigação da Santa Casa porque herdou a Confraria do Senhor dos Passos”, afirmou Justino Pereira. A Santa Casa elaborou um convénio com o pároco da Matriz da Póvoa de Varzim em que era acordado que, quando a Matriz passasse para a nova igreja, a ser inaugurada em 1757, a Confraria do Senhor dos Passos iria ficar sob a responsabilidade da Misericórdia.

De acordo com o orador, a Procissão do Senhor dos Passos realiza-se na cidade desde 1699 com regularidade, pois a “introdução aos estatutos da Confraria do Senhor dos Passos, datada de 1699, refere que a procissão já existia antes, embora sem um caráter regular”.

Ficou patente também da intervenção deste historiador poveiro que a Misericórdia da Póvoa de Varzim sempre teve um papel muito importante na procissão de Sexta-feira Santa, a cerimónia do Senhor Morto, na qual continua ainda hoje a participar.