Homem nascido e criado na comunidade piscatória Póvoa, de alcunha Magar, começou a sua atividade como marítimo ainda jovem e ao longo da vida foi arrais e proprietário de barcos de pesca.

A paixão de Manuel Fangueiro pelo modelismo estaria por certo latente durante toda a sua vida, no entanto, é a partir de 1990 que se dedica a esta atividade de forma mais intensa. Nesse ano ele decidiu entregar aos filhos a responsabilidade da gestão da sua motora “Eva Manuel” e passou a dedicar grande parte do seu tempo à construção de miniaturas de barcos. Juntou à aptidão manual e à informação técnica que foi acumulando, algumas observações diretas e pesquisas documentais para produzir os seus modelos, onde merecem lugar de destaque os barcos de pesca. Esta coleção reflete o gosto e a ligação deste homem ao mar e permite-nos uma visão evolutiva das embarcações, levando-nos desde os modelos a remo e vela até aos exemplares motorizados de finais do século XX.

Para Manuel Fangueiro esta atividade nunca teve um propósito financeiro. Apesar das solicitações, nunca aceitou encomendas mas ofereceu muitos trabalhos seus a familiares e amigos que lhe mereciam especial consideração. Foi na garagem da sua casa que passou horas de trabalho recreativo, tendo nesse mesmo local montado as estantes para expor as miniaturas que aí ficaram preservados pela família durante estes anos, até à oferta realizada ao Museu Municipal da Póvoa de Varzim.