Passar para o conteúdo principal

Até 20 de fevereiro está patente, na Biblioteca Municipal, uma mostra documental que recorda a vida de "Susana Peixeira", falecida esta semana.

Susana Costa, mais conhecida por “Susana Peixeira”, era uma figura emblemática da comunidade piscatória poveira.

Susana Ribeiro da Costa nasceu na Póvoa de Varzim em 1921. Desde muito nova vendeu peixe na Póvoa de Varzim, nas ruas, na antiga lota e no mercado.

José de Azevedo, no artigo “ O Café da Guia” no jornal “O Comércio da Póvoa de Varzim” de 22 de Março de 2007, afirma “A fama da honestidade, coragem e desenvoltura da Susana espalhou-se pela cidade. Ela encarna perfeitamente a genuína mulher da Póvoa piscatória. De xaile, avental e lenço colorido, torna-se numa figura típica. É chamada amiúde pela autarquia para representar a mulher poveira. […]

Sabia estar e sabia falar. Pelo seu linguajar típico e ainda pela sua esmerada apresentação, era geralmente convidada para eventos importantes na cidade. Tornou-se uma figura pública. Jamais negou os seus préstimos, fosse a políticos da esquerda ou da direita. Mulher de raça, nunca virou a cara à luta nem teve medo de nada”. 

Tópicos
Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.