No que respeita ao Município, a colaboração proposta concretizar-se-á pela disponibilização dos serviços de um Professor das Atividades de Enriquecimento Curricular, que será designado como instrutor das aulas de vela adaptada a ministrar.

Aires Pereira esclareceu que se trata de um “projeto tripartido, muito importante para a nossa comunidade”, que “permite adquirir autossuficiência, controlo e confiança” e “tem dado ótimos resultados”. Cerca de 23 alunos usufruem deste projeto.

O Presidente deu conhecimento à Câmara das tarifas retificadas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a aplicar no ano de 2016, pela Águas do Norte, S.A., que se traduzem num aumento de 1,20% na atividade de abastecimento de água e de 2,77% na atividade de saneamento de águas residuais, relativamente ao corrente ano de 2015. No entanto, o Presidente da Câmara Municipal transmitiu que estes aumentos não se vão refletir nas tarifas cobradas aos consumidores. A este propósito, Aires Pereira referiu que “o Município da Póvoa de Varzim, pelo facto ser um município que vem das Águas de Noroeste, paga 0,52€/m3 pelo abastecimento de água em alta. Os Municípios do Douro e Paiva, que integram também este sistema pagam 0,38€/m3”. Neste sentido, o edil advertiu que “é preciso perceber que os munícipes da Póvoa de Varzim já pagam mais 0,20€/m3 relativamente áquilo que os Municípios do Douro e Paiva, durante estes anos todos, andaram a pagar e continuam a pagar”. Daí que, quando são feitas comparações entre sistemas tarifários, é preciso ter em atenção a origem do abastecimento porque isso faz toda a diferença no cálculo das tarifas para o próximo ano, preveniu.

O executivo aprovou a adjudicação do sistema de iluminações decorativas para o Natal. Aires Pereira revelou que “este ano, fizemos um reforço da iluminação, nomeadamente para todas as entradas da cidade, toda a área pedonal e comercial. Acho que iremos ter um Natal bastante colorido: quer na Praça do Almada, com a presença da árvore, quer em todos os arruamentos comerciais, passando a ser uma responsabilidade do Município, não havendo qualquer adjudicação às associações comerciais. O Município decidiu assumir por inteiro a iluminação de Natal para este ano de 2015 por 35 mil euros”, informou.

Foi ainda aprovada a proposta para a Revisão do Acordo de Parceria com o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. Aires Pereira revelou que “iremos continuar com esta parceria com a Área Metropolitana e com a Universidade Católica Portuguesa no que diz respeito a esta relação com o Centro Regional de Excelência em Educação”.

No âmbito dos apoios municipais, foi aprovado o apoio para a realização das festas em honra de Santa Luzia de Navais, que terão lugar entre os dias 4 e 13 de dezembro, e ainda para a realização da “Festa de Natal da Giesteira 2015”, que terá lugar no dia 20 de dezembro.