O executivo aprovou a atribuição de subsídios às diversas associações poveiras que participam na organização das Festas de S. Pedro, através da dinamização das Rusgas, Iluminações Festivas dos Bairros, Ações Promocionais, Procissão e participação da Banda Musical da Póvoa de Varzim. O total de subsídios é de 141.670,00 €. Em relação a estes subsídios, o Presidente da Câmara esclareceu que “retomámos aquilo que era o subsídio anterior, ou seja, os cerca de 30% que por causa da Lei dos Compromissos foram obrigados a cortar. Tal era necessário para as associações fazerem face ao alargamento do programa das Festas, que se vão estender por dois fins-de-semana e Aires Pereira espera que “se traduzam numa jornada de animação, comércio e muita gente”.

E sobre a promoção das Festas da Cidade, o edil anunciou que o Município vai continuar a fazer essa divulgação com a Rusga da Póvoa, estendendo as operações à Trofa, Santo Tirso e Chaves.

Aprovou ainda o apoio financeiro do Município ao Centro de Desporto e Cultura Juvenorte para a realização dos tapetes de flores que embelezam as ruas do Bairro Norte por onde passará a Procissão de Nossa Senhora do Desterro, no dia 14 de Junho. Ficou também decidida a atribuição de 10 mil euros à Irmandade de Nossa Senhora do Desterro para a execução das obras de pintura da Igreja do Desterro e de colocação de um novo painel de azulejos na sua fachada.

O Município vai atribuir cerca de 25 mil euros ao Rotary Club da Póvoa de Varzim para a execução das obras necessárias à adaptação de novo espaço por si arrendado, destinado à Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim.

Para Aires Pereira, a Universidade Sénior é um “projeto de sucesso na Póvoa de Varzim” e, por isso, considera que “o Município tem obrigação de ajudar porque a Universidade funciona como um apoio muito importante para várias pessoas que estavam já afastadas da sua vida profissional e a encaram como um ponto de encontro, de cultura e de divulgação das tradições da Póvoa de Varzim. Deve ainda saber-se que a Universidade conta já com mais de 300 pessoas inscritas”.

Foi aprovada a Minuta de Contrato de Comodato a celebrar com o Núcleo da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa, visando titular a cedência do uso gratuito do imóvel denominado “Escola de Paranho”, sito na Rua da Azenha, na localidade de Terroso, neste concelho, destinado à realização de atividades de ocupação de tempos livres para as crianças e jovens do concelho da Póvoa de Varzim acompanhadas pelo Núcleo da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa. Esta é, segundo Aires Pereira, “uma forma de dinamizar e chamar mais gente de fora conferindo maior movimento àquele local”.

Em relação a outras antigas escolas do concelho, como a “Escola do Cruzeiro”, em Aver-o-Mar, e a “Escola da Lapa”, na marginal poveira, o edil revelou que os projetos com vista à execução de obras de reabilitação estão praticamente concluídos e ainda este ano serão abertos concursos para o início das obras. Ainda a este propósito, Aires Pereira fez questão de lembrar que continua a apostar nos técnicos do Município para a execução destes projetos.

O Presidente da Câmara deu conhecimento da oferta do espólio de Énio da Conceição Ramalho à Biblioteca Municipal, por parte de sua filha, Beatriz da Conceição Dias de Figueiredo Ramalho. O espólio é constituído por documentação variada que, no seu conjunto, reflete o percurso pessoal e profissional de Énio Ramalho. Trata-se de um espólio constituído por documentos biográficos, manuscritos, correspondência, agendas, jornais, revistas, objetos pessoais, fotografias, desenhos e material sonoro e audiovisual.