O espaço, situado no Passeio da Belavista, n.º 50, na freguesia de Rates, destina-se à instalação da sede social da associação, que fica obrigada a zelar pela limpeza e conservação do imóvel. O direito de uso vigorará até 31 de dezembro de 2015, com início no dia 1 de agosto de 2014.

Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, esclareceu que “o Município tem, há vários anos, na zona de habitação social, um conjunto de estabelecimentos que nunca foram ocupados porque nunca houve ninguém interessado”.

O autarca explicou que o espaço seria disponibilizado à Associação de Pais porque “entendemos que é importante que haja ocupação daquele espaço e a associação tenha um local onde se reunir e planear o seu trabalho. É também uma forma de levar pessoas até àquela zona, não só os que moram lá, e de tentarmos revitalizar aquilo sob pena das coisas se irem degradando e não ter a ocupação adequada”.

Neste sentido, o edil deixou uma palavra ao Presidente da Associação: “contamos convosco para dinamizarem aquele espaço e também para que esta sede vos sirva de ânimo e de estímulo às vossas iniciativas porque cada vez é mais importante a participação dos pais na vida escolar das nossas crianças”.

Pedro Oliveira, Presidente da Associação de Pais e Amigos das Escolas do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Vila de S. Pedro de Rates, revelou que o principal objetivo para o espaço era a associação ter uma sede própria.

O responsável pela associação considera importante que “a associação seja dinâmica e esteja presente na escola”.

Para os próximos dois anos enquanto dirigente da associação, Pedro Oliveira pretende “criar um Centro de Apoio ao Estudo para que os miúdos, depois da escola, possam ter alguém competente para os ajudar”.