Póvoa de Varzim, 23.10.2013 - O Município da Póvoa de Varzim e A Beneficente assinaram, esta manhã, um protocolo que determina a atribuição de um subsídio no valor de vinte mil euros, correspondente a parte do preço da compra de um veículo automóvel de transporte de passageiros, por parte da associação local.
Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, informou que dentro daquilo que o Município tinha estabelecido no âmbito da aquisição de viaturas com vista a superar a falta que as associações, não só de carater social mas também de carater cultural e desportivo, têm vindo a manifestar para a substituição de viaturas anteriores, a Câmara tem vindo a celebrar protocolos com as associações de acordo com aquilo que está definido no regulamento.
O edil explicou que “este é um caso ligeiramente excecional porque A Beneficente não tem necessidade de uma viatura como as das outras associações porque tem necessidades especiais e por isso um montante também diferente no que diz respeito ao preço da aquisição da viatura”.
Aires Pereira transmitiu que, dentro da área social, há também uma disponibilidade muito grande por parte do Município para ser um parceiro ativo das nossas associações neste período particularmente difícil da vida nacional e com cada vez mais gente a afluir às instituições.
O Presidente da autarquia poveira garantiu que a Câmara vai continuar com esta política, no futuro, no que diz respeito à aquisição de bens e imóveis e à reformulação e construção de outro tipo de instalações que são necessárias para acudir às necessidades quer da 3ª idade quer da infância ou de pessoas que atravessam momentos particularmente difíceis da sua vida por força do elevado desemprego que existe. Queremos, portanto, que o Município da Póvoa de Varzim, em colaboração com as nossas associações seja, fundamentalmente, um Município solidário, concluiu.
Rui Quintas, Presidente da Direção d’A Beneficente, transmitiu que a instituição necessita desta viatura de transporte de crianças dos Jardins de Infância porque a anterior tinha completado os 15 anos, que são determinados pela lei como o limite de utilização para transportar crianças. Assim sendo, a viatura antiga teve que ser alienada e, por força da lei, tivemos que adquirir um novo veículo com 19 lugares.
O Presidente d’A Beneficente revelou tratar-se de mais de duzentas crianças que frequentam os estabelecimentos da associação, número que reduziu significativamente, este ano letivo, reflexo da crise que levou os pais a terem que retirar os filhos por questões financeiras.