Consciente dos desafios do novo quadro comunitário, o Presidente do município, Macedo Vieira, chamou a atenção para o papel fundamental que a Câmara Municipal tem exercido na formação e informação, contribuindo activamente para a qualificação dos seus cidadãos. A aposta numa política de proximidade e apoio às empresas é visível pela recente criação de um Gabinete de Promoção ao Investimento – Investemais e agora, a parceria com a Associação Empresarial de Portugal no sentido de dinamizar iniciativas com vista à mobilização e sensibilização dos empresários locais confirmam a actuação da autarquia poveira, referiu Macedo Vieira.

Enquanto representante da Associação Empresarial de Portugal, o vice-presidente do conselho de administração, Paulo Nunes de Almeida, manifestou a sua satisfação face à cooperação estabelecida com o município numa articulação de esforços para a dinamização integrada de iniciativas de formação, informação e apoio ao desenvolvimento empresarial da região. Reconhecida pela qualidade dos serviços prestados, nomeadamente na área da formação a nível empresarial, a associação compromete-se não só à execução de acções de formação profissional para a comunidade empresarial e para o município como também a conceber planos de intervenção, no domínio da formação e da informação empresarial.

protocolo aep

Resultado deste acordo de cooperação, irão desenvolver-se várias acções de formação modulares certificadas. As primeiras acções têm inicio em Outubro, encontrando-se desde já abertas as inscrições ao público, no Gabinete de Formação e no Investemais,  para as seguintes formações: Atendimento e Legislação Laboral – contrato de trabalho. Os destinatários para estas acções são activos empregados ou desempregados, que pretendam desenvolver competências em alguns domínios de âmbito geral ou especifico; adultos com idade igual ou superior a 18 anos e formandos com menos de 18 anos, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho. No que concerne às condições de acesso, são necessárias habilitações literárias entre o 9.º e 12.º ano de escolaridade. Todos os interessados em frequentar as acções poderão, a partir deste momento, consultar informação detalhada sobre as mesmas, bem como fazer o download da ficha de inscrição.

Câmara entregou 225 diplomas de RVCC

Póvoa de Varzim, 10.10.2008 – O Salão Nobre foi pequeno para acolher as mais de duas centenas de pessoas que ontem se deslocaram à Câmara Municipal para receber os diplomas de conclusão dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

diplomas RVCC

O esforço realizado por todos os formandos, que investiram na sua formação académica e na aquisição de novas competências, foi um dos aspectos positivos referidos pelo Presidente da Câmara nas palavras que dirigiu a todos os presentes nesta cerimónia. Adultos, muitos dos quais com vida familiar e profissional, só com dedicação e força de vontade foi possível, como referiu Macedo Vieira, concluir a formação académica que lhes deu a equivalência ao 3º ciclo do ensino básico.

Para o vereador do pelouro dos recursos humanos, Afonso Oliveira, a formação é também a chave para o sucesso profissional, num mundo cada vez mais competitivo, pelo que estes processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências se revestem da maior importância para aqueles que um dia deixaram o ensino e reconhecem agora a importância de retomar os estudos.

A Câmara Municipal funciona como mediador e dinamizador destes processos, fornecendo toda a informação e recolhendo as inscrições de todos os interessados, cabendo à Psico Same a condução dos processos de RVCC.

A aposta no fornecimento de acções de formação, tanto aos munícipes como aos funcionários da autarquia é evidente. Para além dos processos de RVCC, a Câmara Municipal vai iniciar, em breve, novas acções, encontrando-se desde já abertas as inscrições ao público, no Gabinete de Formação e no Investemais,  para as seguintes formações: Atendimento e Legislação Laboral – contrato de trabalho. Os destinatários para estas acções são activos empregados ou desempregados, que pretendam desenvolver competências em alguns domínios de âmbito geral ou especifico; adultos com idade igual ou superior a 18 anos e formandos com menos de 18 anos, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho. No que concerne às condições de acesso, são necessárias habilitações literárias entre o 9.º e 12.º ano de escolaridade. Todos os interessados em frequentar as acções poderão, consultar informação detalhada no portal municipal, em www.cm-pvarzim.pt , onde está também disponível a ficha de inscrição.

Os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permitem, a quem tem mais de 18 anos e abandonou o ensino, obter agora a equivalência ao 1º, 2º ou 3º ciclos do ensino básico ou ainda ao nível secundário e são ministrados na sequência de um protocolo assinado pela Câmara Municipal e a Psico Same – Formação Profissional e Gestão Empresarial, Lda. O município garante, desta forma a aposta na formação e qualificação de todos os interessados, que reúnam as condições exigidas.