Numa altura em que são reforçadas as medidas de prevenção à pandemia e que volta a estar em vigor o estado de calamidade em todo o país, impõe-se uma especial articulação entre os municípios e as forças de segurança.
No concelho da Póvoa de Varzim, este trabalho em rede é feito desde há muito tempo, já que sempre foi objetivo deste Executivo garantir uma atuação conjunta, através das brigadas de proximidade, que zele pela segurança e ordem da comunidade poveira.
Exemplo disso é o apoio que a Câmara Municipal confere à melhoria das instalações e condições de trabalho da nossa Polícia de Segurança Pública (PSP), mesmo esta não sendo uma responsabilidade direta autárquica. Face à inação do Ministério da Administração Interna nesta matéria, a PSP ocupa, há já vários anos e sem qualquer custo, um edifício municipal no centro da cidade (a antiga “escola do lixo”) para a acomodação da sua respetiva sede.
Para além da cedência do espaço, o Município da Póvoa de Varzim não tem poupado esforços por investir na sua manutenção. Só neste ano, a Câmara já reabilitou por duas vezes a sede da PSP.
A primeira obra foi realizada em maio e resultou na substituição do piso 3, na revisão da instalação elétrica, na remodelação total das instalações sanitárias e camaratas com novas camas e ainda isolamento e pintura.
A obra mais recente, realizada este mês, reabilitou a fachada do edifício de apoio, que se apresentava em estado de degradação, e remodelou os pisos e o mobiliário da sala de refeições, das salas de formação e dos balneários.
Veja abaixo as fotografias do antes e do depois das instalações da PSP.
O Município continuará a apoiar os agentes da Polícia de Segurança Pública da Póvoa de Varzim que incansavelmente dedicam os seus dias a garantir a segurança do nosso concelho.