Esta iniciativa insere-se numa ótica de oferta partilhada de recursos e serviços de qualidade para as bibliotecas públicas da região norte, na qual se inclui o Município da Póvoa de Varzim e, naturalmente, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

Na sessão de assinatura deste acordo, que se realizou na sede da AMP, esteve presente o Vice-Presidente e Vereador da Educação e Cultura, Luís Diamantino, e a Primeira Secretária da Comissão Executiva da AMP, Ariana Pinho.

A constituição da Rede Metropolitana de Bibliotecas Públicas permitirá a cooperação entre todas as bibliotecas públicas da região, num trabalho articulado em rede, que permitirá otimizar recursos e serviços, bem como para desenvolver novas estratégias que atendam às necessidades da comunidade, reforçando a sua identidade metropolitana.

Neste contexto, a AMP e as bibliotecas dos 17 Municípios estão empenhados em promover um trabalho de colaboração, visando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos munícipes e a todos os cidadãos, contribuindo para a melhoria das competências de literacia nas populações e para o desenvolvimento do território.