Os processos de RVCC e as UFCD foram desenvolvidos na sequência de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Fundação da Juventude para, em conjunto, darem resposta às necessidades de qualificação escolar dos adultos deste concelho. Desta forma, pretende-se melhorar as competências profissionais e escolares dos formandos dando um contributo positivo para a competitividade do nosso tecido empresarial.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, José Macedo Vieira, sublinhou que “hoje vivemos num mundo cada vez mais competitivo e esta foi uma oportunidade para vocês se tornarem profissionais mais capazes”. A propósito das notícias que a Comunicação Social tem divulgado, acerca do encerramento dos centros de Novas Oportunidades, o autarca assumiu que “a situação financeira actual do país está a levar a cortes e estas formações não vão ser as únicas”. José Macedo Vieira lembrou a canção de António Variações “quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga”, referindo-se aos “muitos anos de má gestão. Hoje estamos a pagar erros do passado”. No entanto, o Presidente mantém-se optimista em relação a esta suspensão: “às vezes é bom que se pare para pensar e pode ser que os nossos governantes tenham noção de que este é um bom programa e uma oportunidade para as pessoas evoluírem”.

Doze formandos apresentaram, entretanto, um trabalho realizado sobre a Póvoa de Varzim e suas freguesias. Seguiram-se dois testemunhos sobre os benefícios da formação na vida profissional de um trabalhador. Maria Amélia Lima, que concluiu o 9º ano de escolaridade através do processo RVCC, disse, com orgulho, que “embora ao longo dos anos eu nunca tenha deixado de ler e de escrever, foi muito bom e aprendi muito. Abri mais a minha memória e sou hoje uma pessoa mais instruída, mais aberta ao diálogo”.

Carlos Alheia, que concluiu o 12º ano de escolaridade, comentou que “todos diziam que isto era fácil e que se fazia com uma perna às costas. No entanto, verifiquei que as coisas não eram assim tão fáceis, pelo contrário, era bem difícil. Ao fim de 30 anos sem estudar, recomeçar foi duro”. Segundo o formando, a sua grande satisfação foi “chegar ao fim com êxito. Foi bonito recordar, escrever e registar passagens importantes da minha vida e demonstrar competências pessoais, profissionais e sociais”.

Nesta sessão de entrega de certificados e diplomas estiveram presentes Lucinda Delgado, Vereadora dos Recursos Humanos, Alexandra Pinheiro, da Fundação da Juventude, Álvaro Silva e Alcino Glória, avaliadores externos.