Este número resulta da política fiscal aprovada em Reunião de Câmara na passada segunda-feira.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, elogiou o ambiente vivido durante a Reunião entre todos os vereadores e o sentido de grande responsabilidade e compreensão que resultaram na aprovação, por unanimidade, da política fiscal para o próximo ano. Também os documentos de gestão provisional da Varzim Lazer foram, pela primeira vez, aprovados por unanimidade.

À semelhança do ano passado, o Imposto Municipal de Imóveis (IMI) irá continuar a ser de 0,3%, valor que, na Área Metropolitana do Porto (AMP), apenas o município de Arouca acompanha a Póvoa de Varzim. Aires Pereira anunciou, ainda, que em relação ao IMI “adotamos a medida de reduzir 40 euros os valores para as famílias com dois dependentes e 70 euros para as famílias com três ou mais “. De acrescentar que existem 2200 famílias com dois dependentes e 270 famílias com três ou mais dependentes. Estas reduções significam menos 107 mil euros em receita para o município.

No que diz respeito ao IRS, de 4%, apenas Paredes, na AMP, pratica esta percentagem.

A Póvoa de Varzim irá continuar a não cobrar Derrama, o que significa deixar nos cofres das empresas poveiras mais de 800 mil euros.

Quanto aos grandes investimentos para o próximo ano, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou a Antiga Garagem Linhares, a remodelação dos campos de futebol nas freguesias de Balasar, Rates e Aguçadoura, a melhoria do campo de Aver-o-Mar (não será colocado relvado sintético porque pretendemos, a curto prazo, relocalizá-lo), reabilitação da antiga Escola da Lapa (instalação do Centro Ocupacional de Idosos) e zona envolvente, reabilitação da antiga Escola de Aver-o-Mar (instalação do Centro Comunitário), arranjos urbanísticos nas Ruas Santos Minho, Hortas e António Graça, início da 3ª Fase do Parque da Cidade, requalificação do pavimento da Estrada Municipal 501 entre Aver-o-Mar e Aguçadoura, reabilitação da Marina, intervenção na Rua José Régio e zona envolvente ao MAPADI, remodelação do 1º piso do Mercado Municipal e dos balneários das Piscinas Municipais.

Ainda com o objetivo de investir, em 2017, em projetos que vão ao encontro das necessidades das pessoas, Aires Pereira pretende visitar todas as freguesias nas próximas semanas: “acho que é importante averiguarmos as opiniões da população em relação ao que está bem feito, ao que precisa ser melhorado e ao que falta fazer. Para isso, nada melhor do que dar a cara e conversarmos olhos nos olhos. Nos próximos sábados, eu e a Vereação iremos dedicar as tardes a contactar as pessoas e as associações de cada freguesia”. Só ouvindo a população é que a Póvoa de Varzim consegue continuar a ser um Município Amigo das Pessoas, com um orçamento equilibrado e com uma boa saúde financeira.