Neste sentido, o edil explicou que “não há qualquer impedimento a que a Câmara prossiga com os projetos que tem para a área interior do Porto de Pesca”, revelando que “era uma notícia que esperavam com alguma ansiedade, uma vez que temos em marcha um conjunto de investimentos em preparação para a área interior do Porto”.

Aires Pereira mencionou os projetos mais emblemáticos: execução da marina, cujo projeto de execução se encontra em fase de conclusão; reabilitação de toda área com nova zona de restauração e ligação à cota baixa entre o porto norte e o porto sul para permitir que haja ligação sem haver necessidade de saírem à estrada.

O Presidente da Câmara transmitiu que “foi recebida com agrado a notícia de que o Governo tem intenção de transferir para as autarquias a gestão da área interior do Porto de Pesca, uma alteração legislativa que tem que ser feita com algum cuidado. Trata-se de algo que as autarquias que têm áreas portuárias reclamam há muitos anos, uma vez que é indissociável hoje o desenvolvimento da cidade daquilo que melhor têm, no caso da Póvoa de Varzim, a sua área portuária e a sua relação com o mar”.

O executivo aprovou a autorização para cedência dos direitos de superfície do Parque de Estacionamento, na Praça do Almada, e de todas as obrigações contratuais previstas no Caderno de Encargos, à Empark – Empreendimentos e Exploração de Parqueamentos, S.A.

Aires Pereira esclareceu que “o pedido foi formulado pelo Banco Popular Portugal, S.A., que tendo uma empresa interessada na exploração do parque e o Banco não tem essa missão, a Câmara aprovou essa cedência para o tempo que falta para a exploração do parque. Está associado um investimento grande por parte de quem vai explorar no sentido da recuperação do parque, no que diz respeito a obras – mais de 300 mil euros de investimento – de modo a dotá-lo de condições de exploração e de atratividade que permita a sua utilização em condições de segurança”.

A este propósito, o edil também manifestou preocupação com o Parque de Estacionamento da Avenida Mousinho, “uma vez que também está entregue a um Fundo Imobiliário e, mais cedo ou mais tarde, também há-de ser colocada esta questão. O que me começa a preocupar e muito é o estado de degradação de alguma infraestrutura e não conseguirmos encontrar interlocutor por parte do concessionário para a resolução desses problemas”.

Foi aprovada também nesta reunião a minuta de Protocolo a celebrar com o MAPADI que titula o apoio municipal à ampliação e renovação do centro de formação em lavagem automóvel do MAPADI e, bem assim, uma permuta de terrenos destinada a permitir a execução do prolongamento da Rua José Régio, tendo em vista a sua ligação à Avenida do Mar e à Rua D. Maria I. 

Aires Pereira realçou a importância deste protocolo, que vai assinalar os 40 anos da instituição e dará oportunidade aos utentes do MAPADI de terem uma ocupação e meio de subsistência, bem como irá permitir a criação de um equipamento de lavagem automóvel manual, de que a cidade não dispõe com a dimensão que este vai ter. Esta será uma forma de prestarem um serviço à sociedade e de se sentirem úteis e terem ali a sua remuneração.

Em relação aos novos arruamentos, o Presidente transmitiu que vão permitir que o tráfego automóvel possa sair para a Avenida do Mar através do parque de estacionamento e também para a Rua D. Maria I. Desta forma, “os moradores e as pessoas que não tenham necessariamente que ir à zona das escolas vão ter uma fluidez de tráfego completamente diferente. A Câmara disponibilizou-se para fazer estas infraestruturas e para financiar a montagem do equipamento que irá permitir ao MAPADI ter uma visibilidade muito maior.

Para o edil, “esta é uma forma que nós temos de contribuir para o trabalho que o MAPADI tem feito. Trata-se de uma instituição reconhecida por todos os poveiros como sendo de referência e que presta um inestimável serviço à população poveira. Esta é a forma que Câmara também tem de dar continuidade a este processo de integração de pessoas com deficiência e participar no 40º aniversário da instituição”.