A primeira classificada será premiada com vestuário no valor de 350€. As candidatas têm de ter a idade mínima de 16 anos e máxima de 35 anos, caso a  concorrente seja menor de idade toda a documentação deverá ser lida, aprovada e assinada pelo seu representante legal, as participantes podem ser de qualquer concelho.

As inscrições começaram a 24 de maio e terminam a 2 de julho, as candidaturas devem ser  enviadas para o email indicando os seguintes dados: Assunto: Musa da Praia Póvoa de Varzim 2016 – Inscrição Nome / Data de Nascimento / Morada / BI/ Cartão de cidadão / E-mail / Contacto / Altura / Cor dos olhos / Cor do cabelo / Medida Busto / Medida cintura / Medida Anca /  Tamanho sapato / Fotografia de rosto / Fotografia de biquíni corpo inteiro. A 4 de julho as candidatas selecionadas para avançar para a próxima fase, o casting  presencial, serão contactadas via telefone. 

As participantes autorizam o uso de fotografias, imagem e nome em toda a publicidade para quaisquer fins comerciais relacionados com o concurso Musa da Praia Póvoa de Varzim 2016 e seus patrocinadores, assim como em outros meios de comunicação determinados pela organização.  Cada candidata é responsável por apresentar‐se no dia e hora marcados pela Organização  no(s) lugar(es) designado(s), para integrar‐se com a equipa de trabalho e participar em  todas as atividades requeridas pela mesma (ensaios, desfiles), assim como, eventuais  compromissos que venham a surgir.

As Musas serão avaliadas na gala em quatro looks: Fato de banho; Verão dia; Verão noite e Biquíni. O júri conta ainda com a presença da modelo e apresentadora Ana Lúcia Matos.