O Museu Municipal inaugurou, na passada sexta-feira, a exposição “O Natal na Póvoa de Varzim”. A mostra é constituída por peças da coleção do Museu alusivas a esta festividade, com destaque para presépios.

Na Póvoa de Varzim de outros tempos, o ano era marcado por um conjunto de festividades cíclicas que eram escrupulosamente seguidas pela comunidade poveira, fossem pessoas da classe piscatória ou das crescentes comunidades operárias e burguesas. O Natal revestia-se de especial importância, pois todos se identificavam com a pobreza do Deus Menino que nascia numa gruta, ou estábulo, rodeado por S. José, Nossa Senhora, o burrinho, a vaquinha, ovelhas e os pastores. Raras eram as casas que não criavam, num lugar de destaque, o seu presépio.

No século XX, a Paróquia da Matriz organizava concursos de presépios, entre os quais se destacavam os montados pela família Quilores, que vivia no Museu. Este ano retomamos a tradição de montar, entre outros, um grande presépio popular.

Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, esteve presente nesta inauguração e também recordou os seus tempos de criança. “Só recebi presentes até aos dez anos de idade. Depois, o meu pai avisou-me que já não era pequeno para receber prendas. Custou-me, todas as crianças gostam de presentes, mas a minha família era muito humilde e não podia”. O autarca disse que “não havia Pai Natal e nem árvore de Natal. Quem trazia os presentes era o Menino Jesus e o que se destacava era o presépio. Hoje, tento transmitir à minha filha essas histórias”. Quanto à exposição patente no Museu Municipal, Luís Diamantino lembra “os presépios do Sr. Adélio, feitos com materiais do nosso mar e da nossa praia, que estão aqui expostos, e que ele me oferecia todos os anos”.

Esta exposição poderá ser visitada até 6 de janeiro de 2013.