A esta última visita guiada, orientada por Deolinda Carneiro e José Flores, respectivamente Directora do Museu e Arqueólogo Municipal, acorreram cerca de 30 pessoas, alguns já bem conhecedores dos cantos da casa, como Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, outros mesmo de fora do concelho.

A visita serviu, sobretudo, para apresentar o projecto de remodelação e ampliação do Museu e permitir um último vislumbre às peças em exposição, relativas a vários aspectos culturais da Póvoa, como a sua história trágico-marítima ou a sua arqueologia, sem esquecer a arte sacra.

A expectativa e curiosidade à volta deste novo projecto era muita, em parte devido à ampliação do Museu, com a construção de um novo edifício, contíguo ao edifício original. Tal intervenção vai permitir o alargamento dos espaços de exposição, no edifício original, e a reorganização dos serviços do Museu, que passarão a estar centrados na nova infra-estrutura.

Para quem perdeu esta oportunidade de visitar o Museu pela última vez pode sempre deslocar-se aos pólos museológicos de Terroso e Rates, onde o Museu Municipal continuará a sua actividade, honrando a sua missão de enriquecimento cultural do concelho e preservação da História Poveira. Durante este breve interregno, o Museu vai ainda organizar exposições itinerantes, trabalhar em colaboração com as escolas e ainda proceder ao restauro e inventariação das peças em acervo.

Para saber mais sobre as obras de requalificação e ampliação do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, visite o portal municipal.