“O Homem que falou com os peixes” é um teatro de marionetas que o Museu Municipal prepara regularmente no âmbito do seu serviço educativo, mediante marcação prévia. No entanto, para a comemoração do Dia Nacional do Mar, o Museu preparou duas sessões, de entrada gratuita, às 15h30 e às 18h15. A peça, inspirada na obra O Poveiro, de António Santos Graça, no filme “Ala Arriba” e no típico Serão Poveiro, alude à vida e costumes da comunidade piscatória poveira, através das aventuras do pequeno Salvador e dos seus amigos. É, por isso, uma excelente actividade para se ver em família, onde os mais novos apreendem sobre a Tradição e História Poveiras.

Imagem de marca da costa portuguesa, o Farol faz também parte da identidade marítima poveira. Por isso, o Museu Municipal vai exibir, na Sala do Mar, antigos modelos de faróis em miniatura, com destaque para o “poveiro” Farol de Regufe. Estes faróis são expostos após um período de restauração que lhes devolveu o brilho e que permitirá, aos visitantes, admirar, em pleno, a beleza arquitectónica de cada um.