A abertura oficial da Feira Agrícola do Norte contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos e do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, que foram acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Para esta experiência familiar no Espaço Agros, a organização apresentou mais de 100 expositores de cooperativas e empresas ligadas ao setor agrícola e elaborou um programa atrativo em todos os quatro dias do evento, que incluiu o desporto, a música, o folclore e múltiplos workshops. Para os mais novos, foram disponibilizados insufláveis e uma experiência de air bungee, atividades de construção de crachás, desenhos para colorir e jogos de futebol, para além do habitual contacto direto com os animais, casos dos bovinos, cabras, ovelhas, garrano do gerês, póneis, pavões, faisões, entre muitas outras espécies presentes na Exposição de Animais de Quinta.

O destaque desta 4ª edição vai, como não podia deixar de ser, para os concertos de Quim Barreiros, realizado sexta-feira à noite, e dos Xutos e Pontapés, no sábado à noite. O Espaço Agros recebeu milhares de espetadores em dois espetáculos de artistas referência no panorama da música nacional, que promoveram concertos repletos de animação, boa disposição e muita música portuguesa.

A AgroSemana associou-se também a iniciativas de cariz solidário, casos da Caminhada e Corrida Solidária BP, realizada no sábado para ajudar as instituições do MADI – Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual (Vila do Conde) e do MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (Póvoa de Varzim), da Cãominhada Fidelidade, que teve lugar no domingo e contribuiu com doações para a Cerca – Abrigo dos Animais Abandonados e do Batismo a Cavalo e do Slide, iniciativas cujos custos simbólicos reverteram para a construção da Casa Acreditar no Porto. Estas três campanhas de solidariedade procuraram sensibilizar a população para a necessidade de apoio a pessoas diminuídas intelectualmente, alertar para o flagelo do abandono de animais em Portugal, que afeta milhares todos os anos e alertar para a causa da Acreditar, que visa promover a qualidade de vida na área da oncologia pediátrica.

Criada com o objetivo de promover o consumo do leite, divulgar os produtos e serviços disponibilizados pelas empresas do Grupo Agros e parceiros e divulgar o Espaço Agros, ao mesmo tempo tornando-o num local de referência e efetuando a aproximação entre o setor agrícola e o mundo urbano, a Feira Agrícola do Norte, apenas com quatro edições realizadas, é já uma referência no país. Não surpreende portanto tamanho sucesso de adesão nesta edição de 2016.