Vânia Leal é a convidada que dará voz ao fado, acompanhada por Márcio Silva (guitarra portuguesa), Lino Lobão (viola de fado) e Torcato Regufe (baixo acústico).

Vânia Leal é natural de Barcelos e tem 31 anos. A primeira vez que cantou fado foi na escola, em 2005, e foi uma paixão imediata.

Cantava em karaokes e a preferência era sempre o fado. Então resolveu dar-se a conhecer a músicos de fado, na Adega Lusitana em Arcozelo. Foi lá que conheceu José Saraiva e Márcio Silva.

Começou a fazer noites de fado, assim que teve reportório suficiente, e em 2009 foi convidada para participar na grande noite Fado de Braga, onde ganhou o prémio juventude. Fez parte do tributo a Amália no Sá da Bandeira, participou numa noite de fado no Cine Batalha, no auditório de Vila do Conde. Na sua cidade natal foi convidada a cantar no Barcelos para a Música e em algumas casas de fado. No seu caminho como fadista também fez alguns concertos no estrangeiro.

Desde 2018 que vive no Algarve, onde ganhou o concurso fado de Lagos. O seu primeiro disco foi gravado em gaia, com Lino Lobão. Foi fadista na casa de fados da Alexandra (arcadas do fado) e no Fado com História, em Tavira. Além destas duas referências no Algarve, cantou por todo lado, de norte a sul. Este ano, fez um espetáculo em nome próprio no Teatro Lethes, em Faro. 

A entrada no concerto é livre, no entanto, será condicionada às regras em vigor da Direção Geral da Saúde, para a segurança de todos.