No dia 4 de maio, domingo, arranca o IX Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de S. Pedro de Rates, que proporciona música de qualidade e anima a vila durante o mês de maio, numa iniciativa que se torna referência nacional e internacional.
O evento foi apresentado no passado sábado, 26 de abril, na Junta de Freguesia de Rates, na presença de Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Paulo João, Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Padre Manuel Sá Ribeiro, Arcipreste de Vila do Conde / Póvoa de Varzim e Pároco de S. Pedro de Rates, Abel Carriço, Diretor Artístico do evento, e Manuela Faria, Presidente da Melodiartes.
Reconhecendo a importância deste Ciclo, Luís Diamantino justificou o apoio financeiro dado pelo Município (51% do Orçamento da Câmara Municipal + 49% da verba do Instituto de Turismo) porque “Rates é uma vila de referência cultural no concelho”. Mas o autarca chamou a atenção para o facto de haver “várias entidades reunidas” para ser possível realizar o evento e, neste sentido, “é importante que a rede continue a funcionar”. Destacou ainda o trabalho desenvolvido por Abel Carriço.
O Vice-Presidente sugeriu que é necessário praticar a “pedagogia do gosto”, ou seja “mostrar às pessoas que há determinadas coisas e ensiná-las a gostar”.
Paulo João também pretende “trazer mais população da nossa terra aos concertos”. Para o responsável da Freguesia, o Ciclo de Música Sacra é “uma aposta ganha e um evento de referência”, transmitindo que “não queremos ficar por aqui, queremos avanças com outros. A Cultura e o Turismo são um nicho de mercado a explorar”, constatou.
O Padre Manuel Sá Ribeiro congratulou pela celebração de mais uma edição do Ciclo, regozijando-se pelo êxito dos anteriores, que espera para este.
Para Manuela Faria, que pela primeira vez colabora com o Ciclo de Música Sacra, esta “é uma forma de levar e trazer cultura para a nossa comunidade”.
Abel Carriço apresentou o programa deste IX Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de S. Pedro de Rates, afirmando que este faz parte do património cultural que é necessário preservar, realçando a vertente formativa do mesmo, quer através dos concertos que enriquecem o público quer através do Curso de Música Sacra que melhora o serviço prestado nas diferentes paróquias. Para além disso, contribui para um maior conhecimento da vila de Rates e da Igreja Românica de São Pedro de Rates, em concreto.
A Conferência de abertura do evento “A Divina Música de Coimbra”, a 4 de maio, às 18h30, na Igreja Românica, será proferida por José Maria Pedrosa, da Universidade de Coimbra (UC).
O vimaranense, doutorado em Ciências Musicais Históricas pela UC, irá contextualizar a criação de um núcleo interessante de música polifónica na passagem do século XV para o XVI, na Sé Catedral da cidade dos estudantes.
Nos seguintes domingos de maio, haverá concertos de qualidade, às 18h30, abordando: a Música de Requiem no Cerimonial Cristão, pelo Capella Musical Cupertino Miranda – Famalicão (11 de maio), a Religiosidade Musical pelos Caminhos de Santiago, pelo Coral Camerata Primo Tempo de Zamora – Espanha (18 de maio) e Sons da Espiritualidade Cristã na História da Música Europeia, pelo Coral “Ensaio” da Escola de Música da Póvoa de Varzim e participação do quarteto Verazin (25 de maio).
Dia marcante será ainda o 9 de maio, altura em que decorrerá o Encontro de Coros Paroquiais, que congrega mais de uma centena de pessoas de vários grupos do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, em cujas paróquias há a tradição de elevar a oração nas eucaristias através do canto. Irão participar: o Grupo Paroquial de Animação Cristã (GRUPAC) de Amorim; Chorus X – Grupo Coral Paroquial da Matriz de Vila do Conde; Coro do Sagrado Coração de Jesus da Paróquia de Terroso; Capela Marta – Coro da Igreja Matriz da Póvoa de Varzim; Grupo Coral Paroquial da Lapa e Grupo Paroquial de S. Pedro de Rates.
O Ciclo de Música Sacra envolve-se num ambiente Cultural aberto a todos, ouvintes e praticantes nas cerimónias religiosas, tendo em conta que divulga a música e vai mais além dos concertos e apresentações dos coros, fomentando as ações formativas, permitindo a valorização da prática e religiosidade cristãs.
A iniciativa tem vindo a cativar apreciadores e regressa com o enriquecimento do Curso de Música Sacra, ação interrompida por dois anos consecutivos. Desta vez, o Curso apresenta as disciplinas Música na Liturgia, Direção Coral, Técnica Vocal e Órgão Litúrgico, decorrendo nos dias: 3, 10, 17, 25 e 31 de maio.
A organização deste Ciclo de Música Sacra está a cargo da MelodiArtes – Associação Musical e Cultural de Rates -, tem direção artística de Abel Carriço e conta com os apoios institucionais da Junta de Freguesia de Rates, Associação Pró-Música, Conselho Pastoral e Paroquial de Rates e ainda os patrocínios da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal.