Música litúrgica no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim teve a participação dos seguintes grupos: Grupo Coral Paroquial de Balasar – Póvoa de Varzim; Grupo Coral Paroquial de Caxinas – Vila do Conde; Grupo Coral Paroquial da Estela – Póvoa de Varzim e Grupo Coral Inter-Paroquial de Arcos e S. Pedro de Rates – V. Conde/Póvoa de Varzim.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente na iniciativa.

Foi também nesse dia que arrancou o oitavo Curso de Música Sacra, que se estende aos dias 20 e 21 de maio. Técnica Vocal e de Técnica Vocal e de Direção Coral, Órgão Litúrgico e Conferência fazem parte deste curso que conta com os seguintes contributos: Professor José Maria Pedrosa (Conferencista – Historiador); Dr. Emanuel Pacheco (Música Litúrgica); Dr. Vitor Lima (Técnica Vocal) e Daniel Sousa (Organista).

No domingo, 7 de maio, Capella Duriensis apresentou “Tonalidades temporais e espirituais da música sacra”, sob a direção de Jonathan Ayerst, e no domingo seguinte, 14 de maio, Absolute Vocem Ensemble (AVE) vai interpretar “Sons da Espiritualidade Cristã do Renascimento ao Barroco Musical Europeu”, sob a direção de Carlos Meireles.

“A voz humana, um perpétuo motivo de Ação de Graças” será o mote, a 20 de maio, para as atuações dos seguintes grupos: Coro Manuel Giesteira, com Direção Musical de Tiago Pereira e Ensemble Vocal Arnaldo Moreira, sob a Direção Musical de Tiago Carriço.

No domingo, 21 de maio, teremos um Coro de Coimbra, Manuel Faria Ensemble, e Ensemble Instrumental de Cordas – Ciclo XII, sob a direção de Paulo Bernardino, que vai apresentar “A Música Sacra num contexto nacional e europeu”.

“A dignidade dos instrumentos musicais no louvor a Deus” será tema, a 27 de maio, sábado, da atuação de Tiago Carriço (violino) e Daniel Sousa (órgão).

O Ciclo termina a 28 de maio, domingo, com o mote “A música como instrumento de fé e de oração” por António Mário Costa (órgão), Ensemble Instrumental de Cordas e Ensemble Instrumental de Sopros – Ciclo XII e Coral “Ensaio” da Escola de Música da Póvoa de Varzim, com Direção Musical de José Abel Carriço.

Os concertos que decorrem aos sábados serão às 21h30 e aos domingos, às 18h30.