Dinamizada pelo Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal, a Colónia decorre até dia 26, embora não hajam actividades entre 22 e 25 de Dezembro. Mais uma vez as 85 vagas foram completamente preenchidas, tendo muitos dos interessados ficado em lista de espera. Os participantes, com idades entre os 6 e os 13 anos,  serão acompanhados por 18 monitores, provenientes da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim.
O programa da Colónia começa, então, a 17 de Dezembro com o acolhimento e apresentação dos participantes, no Auditório Municipal. Dali partem para o Visionarium, em Santa Maria da Feira e no regresso, já de tarde, farão uma breve paragem na Avenida dos Aliados, no Porto, para uma rápida espreitadela à maior Árvore de Natal do Mundo. No dia seguinte, os grupos dividem-se entre participantes entre os 6 e os 9 anos e participantes entre os 10 e os 13 anos para, alternadamente, visitarem o Museu da Chapelaria e a Fábrica da FESPA (Feltros Portugueses), em São João da Madeira.

A manhã do dia 19 será passada na Póvoa de Varzim. Às 10h00 os participantes deslocam-se até à Câmara Municipal para Cantar as Boas Festas, seguindo depois para a Varzim Lazer, onde se irão divertir na piscina. À tarde, a comitiva vai até Viana do Castelo para assistir a uma sessão de cinema no Shopping Estação.

No entanto, serão, provavelmente, os dias 20 e 21 aqueles mais esperados por todos os participantes. Isto porque a 20 de Dezembro, logo pela manhã, partem para a Região do Alto Tâmega, ficando a pernoitar em Chaves, nas instalações do Regimento de Infantaria 19. Durante esta visita de dois dias irão conhecer a Fábrica da Água das Pedras, Cantar as Boas Festas na Câmara Municipal de Chaves e aos militares, participar em jogos vários, preparar uma Ceia de Natal, assistir a uma sessão de cinema e claro, conhecer a cidade.

Depois do breve interregno devido ao Natal, os participantes voltam-se a juntar no Auditório Municipal a 26 de Dezembro para partirem em direcção às instalações da RTP Porto para, mais uma vez, cantarem as Boas Festas. À tarde, é a vez de brindarem o Centro Social de Rates e, depois, o Centro Social de Terroso com as suas vozes. Às 18h30, voltam ao Auditório Municipal para o encerramento desta edição da Colónia de Natal.

Também os monitores têm direito a um programa especial de actividades, finda a Colónia. Assim, entre 27 e 28 de Dezembro, tem lugar o plano de actividades com os monitores que consiste em nova estadia em Chaves, com visitas à Ponte de Arame, em Ribeira de Pena e ao Museu Ferroviário de Chaves. Este programa inclui ainda a avaliação da Colónia de Férias Natal 2007, uma troca de prendas entre os participantes, uma sessão de descoberta “Pelos caminhos de César” e ainda uma manhã de piscina.

Há já vários anos que a autarquia organiza a Colónia de Férias, inserida no Plano Municipal de Prevenção das Toxicodependências,  quer pela Páscoa, quer pelo Natal e também no Verão. É uma actividade que visa proporcionar a ocupação útil dos tempos livres, dando a oportunidade aos participantes de se envolverem em actividades que não só os enriquecem culturalmente, como lhes permitem desenvolver relações de amizade e companheirismo.

Visite o programa completo da Colónia de Férias “Natal 2007 / Brincar a Aprender” no portal municipal.