Através de um programa cultural, que percorreu a palavra, a música, o teatro e a dança, recriando os Encontros Queirozianos, a companhia de dança habitou o palco da Casa Eça numa procura constante entre o mistério e a verdade presentes no conceito filosófico subjacente na obra literária do autor.

Com direção artística de Odete Rios, a música de “No Mundo Eça” esteve a cargo de Sandra Santos, em piano, Ricardo Januário, violoncelo, e Sónia Sobral, acordeão. Coreografada por Daniel Cardoso, a dança contou com a participação dos bailarinos Margarida Carvalho e Pedro Alves. Isaque Ferreira, João Pedro Azul, João Rios, Luís Almeida e Miguel Marques findaram o espetáculo com momentos de Teatro.

“No Mundo Eça” marcou, assim, a abertura da temporada 2022/2023 da Companhia Poveira Nós da Dança. Recorde-se, que a casa Eça de Queiroz é um espaço que recebe residências artísticas para escritores, bailarinos e coreógrafos, sendo também um local de eleição para pequenos eventos culturais.

Esta iniciativa vem complementar o programa cultural realizado na Póvoa de Varzim no âmbito do aniversário de Nascimento de Eça de Queiroz. Recorde-se que na semana passada, foi apresentado, no Auditório da Biblioteca Municipal, o livro O Espírito e a Graça de Eça de Queiroz de Luiz de Oliveira Guimarães. A Biblioteca Municipal acolheu, igualmente, várias atividades lúdicas e pedagógicas especialmente dedicadas aos mais novos. É o caso de “Que história é EÇA?” um quiz sobre algumas das personagens, locais, excertos dos livros do escritor e, ainda, do atelier “Paper toys – Eça de Queirós“, que aproxima a história do autor ao imaginário tradicional dos brinquedos, dos jogos e das construções em papel.

Neste mesmo espaço, e até 16 de dezembro, encontra-se patente a Mostra Documental “70º aniversário do Monumento a Eça de Queirós na Póvoa de Varzim“, situado no topo nascente da Praça do Almada, muito perto da casa onde Eça nasceu.