Passar para o conteúdo principal

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e a Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama – Europa Donna, desenvolveu uma aplicação sobre Prevenção do Cancro da Mama no âmbito do projeto de "Educação para a Saúde sobre Cancro da Mama para Mulheres Cegas e Amblíopes”. Este projeto contou com o apoio financeiro da Fundação EDP – Programa EDP Solidária.

Esta aplicação que, com acesso gratuito, pode ser consultada em smartphones, tablets e numa versão web, informa sobre cancro da mama de forma simples e acessível, dividida em capítulos, focando aspetos relativos à epidemiologia, prevenção, tratamento e apoio à mulher com cancro da mama. A aplicação apresentada, criada no âmbito do projeto de “Educação para a Saúde sobre Cancro da Mama para Mulheres Cegas e Amblíopes”, pode ser utilizada por toda a população e é da maior utilidade para todas as mulheres. Consulte em https://www.ligacontracancro.pt/educacaoinclusiva

Os principais objetivos deste projeto são aumentar e melhorar os conhecimentos sobre cancro da mama e sua prevenção junto de todas as mulheres, inclusive as portadoras de deficiência visual, permitindo assim eliminar as barreiras suscetíveis de impedir a participação das mulheres em processos de diagnóstico precoce do cancro da mama.

A disponibilização gratuita de suportes de informação em diferentes formatos, e produzidos de forma a garantir a acessibilidade no acesso à informação, permite que a LPCC continue a persecução da sua missão no que diz respeito à Educação para a Saúde e, em particular, na preocupação da inclusividade.

Perspetiva-se para o futuro a produção de outras publicações eletrónicas sobre prevenção de cancro, e sobre os cancros mais incidentes.

Este projeto contou com o apoio financeiro da Fundação EDP – Programa EDP Solidária.

Recordamos que o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele) e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher; em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem com esta doença.

Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.