O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na sessão e começou por destacar a presença dos dirigentes de diferentes associações do concelho, o que demonstra que “As Tricanas Poveiras “têm um cantinho especial em todas as associações pela forma como colaboram e participam nas mais diversas organizações e eventos”.

O edil deixou ainda uma saudação especial a António Pereira que acompanha o grupo desde a sua fundação, há 25 anos, acrescentando que “tranquiliza-me que esta associação tenha esta estabilidade”.

Aires Pereira constatou que “estão inseridos num espaço muito especial, que dentro de dois ou três meses entrará em grande revolução com a construção da nova marina, mesmo aqui em frente”.

Neste sentido, considera que esta intervenção “irá lançar novos desafios e será uma oportunidade para o futuro. Irá obrigar que toda esta frente tenha uma outra visibilidade, animação e vida para que possamos receber as pessoas e façamos com que aqueles que venham se sintam logo confortados com o que a Póvoa tem para lhes oferecer, nomeadamente aquilo que temos de mais genuíno, as nossas tradições e as nossas gentes, aquilo que faz de nós um povo diferente”.

O Presidente revelou que até ao final do ano a nova marina ficará concluída e o espaço nesta zona ocupado pelo Município como Arquivo vai ser libertado, ficando este albergado num edifício construído para o efeito no antigo Quartel. Nessa altura, “estaremos em condições de cumprir o que temos acordado com As Tricanas no sentido de lhes ceder mais um espaço para poderem ter mais condições para desenvolver a vossa atividade”, transmitiu o autarca.

Aires Pereira reconheceu que no nosso concelho estamos “cheios de bons exemplos de pessoas que se dedicam há muitos anos à vida associativa” e, neste sentido, lembrou que, este ano, António Pereira vai ser reconhecido no Dia da Cidade por aquilo que são “os seus serviços prestados à comunidade poveira, a todos os níveis. Tenho acompanhado todo o seu percurso e terei muito prazer em distingui-lo”.

Para o autarca, esta distinção é “um estímulo” e “é para todos aqueles que se dedicam aos outros”.

O Presidente da Direção, António Pereira, assumiu mais um mandato e “vai a caminho dos 25 anos consecutivos”, como o próprio fez questão de realçar, recordando que tudo começou com um grupo de pessoas que se juntaram e fizeram parte da rusga de 1962, nas Festas de São Pedro: “tivemos a ousadia de fundar a associação, registada em 1993”.

Sobre o percurso deste Grupo, António Pereira afirmou que “temos feito inúmeras atividades na área cultural e recreativa e também, mais tarde, desportiva. Os nossos projetos têm como finalidade apresentar os usos e costumes e tradições poveiras e, a nível desportivo, praticar desporto por gosto”.

Quanto ao futuro, o Presidente da Direção anseia o alargamento das instalações da sede com a ocupação dos espaços contíguos e quando tal acontecer pretendem “fazer uma escola de teatro e realizar as suas festas como um meio de subsistência da associação”.

O Grupo “As Tricanas Poveiras”, que conta atualmente com mais de uma centena de associados, espera poder continuar com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, manifestou António Pereira.