A falta de um papel social pode levar à perda da autoestima, assim como as mudanças dos papéis a desempenhar na família, no trabalho e na sociedade. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, tem manifestado grande preocupação com o isolamento na velhice e considera de extrema relevância a interação social para o desenvolvimento saudável do idoso, a fim de que ele possa conquistar e manter apoio social e garantir melhor qualidade de vida. Esta preocupação materializa-se através do apoio à Universidade Sénior, ao Projeto Vida Ativa com Desporto e do avanço para a reconversão de três escolas primárias em espaços pensados para os mais velhos. Dois desses projetos vão, entretanto, avançar, como pode ler aqui. O terceiro projeto será, então, concretizado na Escola de Nova Sintra.

A Escola Primária de Nova Sintra que, este ano letivo, está a funcionar apenas com uma turma de alunos, será transformada num espaço dedicado à comunidade poveira, mais precisamente à população idosa do concelho.

“A reconversão da Escola de Nova Sintra está nos nossos planos há algum tempo. À semelhança do que estamos a fazer em Aver-o-Mar e na Lapa, criando uma espécie de centro de dia, um apoio para os poveiros mais idosos e que vivem sozinhos, Nova Sintra servirá, depois de terminado o ano letivo e de melhorias no edifício, um espaço totalmente dedicado à população idosa”. Aires Pereira explicou que, através dos órgãos de Comunicação Social, teve conhecimento da intenção da Junta de Freguesia transformar a Escola numa nova sede mas o Presidente da Câmara Municipal esclareceu que “esse não será o destino do edifício. Os equipamentos públicos devem estar ao serviço da comunidade poveira e não deve ser a comunidade poveira a servir os órgãos autárquicos. Nesse sentido, a Escola de Nova Sintra, bem como outros edifícios públicos, vão ser sempre ocupados com serviços que tenham verdadeiro interesse para a população”.