A partir de 15 de Setembro tem início o Ateliê de Artes Decorativas e ainda o Curso de Fotografia. Para ambos, as inscrições estão abertas na Casa da Juventude até ao próximo dia 12.

O Ateliê de Artes Decorativas decorre às segundas e quartas, das 21h30 às 23h30, até 30 de Dezembro. Tem um programa constituído por cinco módulos que se debruçam sobre a massa de moldagem, as madeiras, o vidro e a parafina. O quinto e último módulo consiste na elaboração de um trabalho final, usando as técnicas e conhecimentos adquiridos ao longo do ateliê.

Já o III Curso de Fotografia decorre até 16 de Janeiro, às segundas e quartas para a primeira turma, e às terças e sextas para a segunda turma, entre as 21h00 e as 23h30. Este pretende dotar os participantes da capacidade de tirar o máximo partido das suas máquinas fotográficas analógicas ou digitais, e de um laboratório a preto e branco, através da aprendizagem de módulos que associam a vertente teórica e prática. É, por isso, dirigido a todas as pessoas com ou sem conhecimentos em fotografia que pretendem aprender e compreender os conceitos e técnicas fotográficas. Do programa, que pode ser consultado no portal municipal, faz parte um módulo de temas no qual são fornecidas dicas e regras para fotografar Retrato, Moda, Nu, Paisagem, Desporto, Arquitectura, Macro-Fotografia, Natureza Morta e Fotografia Nocturna. No final do III Curso de Fotografia vão ser expostos os melhores trabalhos de cada formando. 

A partir de 17 de Setembro, e com inscrições sempre abertas, começa o Ateliê Fantasia, uma série de cursos de artesanato que decorrem às terças e sextas, das 19h00 às 21h00 ou das 21h00 às 23h00. Entre os temas e técnicas abordados contam-se a bijutaria, a bijutaria celta e tribal, a arte floral em missangas e meia de seda, o artesanato e reciclagem, o barro: pintura e textura, o estanho, a escultura com aplicações, a simbologia celta, o fuxico, as sedas, as pinturas em tecido, a simbologia egípcia, os bordados em ponto de cruz, as lembranças, as velas, as bolsas e as madeiras, com cola em relevo e pinturas.

Na Casa da Juventude pode encontrar mais informações sobre cada uma das actividades, utilizando os seguintes contactos: telefone 252 619 230; e-mail casajuventude@cm-pvarzim.pt