O Comando Local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim/Vila do Conde está a acompanhar o processo, de forma a verificar a descarga dos dragados e as condições de navegabilidade e estabilidade das embarcações utilizadas na operação.

O anúncio desta intervenção de emergência no Porto de pesca poveiro foi dado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, à margem de uma visita à fábrica de conservas “A Poveira”, a 26 de julho deste ano.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira considerou, na altura, que “seria preferível fazer a dragagem durante os meses de verão, onde as condições climatéricas ajudam na eficiência da operação”. Contudo, o autarca vincou que “o importante é ser feito algo”, de forma a garantir “maior segurança a esta comunidade que juntamente com Vila do Conde, é a maior de pesca artesanal do país.”

A empreitada prevê a retirada de 70 mil metros cúbicos e deverá decorrer durante este mês e parte do mês de dezembro.