Mas para quem gosta de acompanhar os momentos de leitura com o cheiro de maresia pode utilizar a extensão do Diana, que vai estar de portas abertas, também a partir de 11 de Setembro, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30.

A Biblioteca Municipal tem um acervo de mais de 100 mil obras para consulta, disponibilizando ainda serviços como o empréstimo domiciliário, a consulta de periódicos, o acesso à Internet,  entre outros. A Biblioteca dispõe também de um espaço infantil, onde os mais novos podem desempenhar várias actividades educativas, uma ludoteca (onde crianças em idade pré-escolar podem ouvir contos ou assistir a filmes infantis) e de uma sala de audiovisuais, com uma vasta oferta musical e cinematográfica.  Na sala do Fundo Local, os interessados podem aceder a um conjunto de documentos bibliográficos, essenciais para o conhecimento e estudo do município da Póvoa de Varzim. No Depósito, os utilizadores podem aceder a obras mais antigas que, devido à sua fragilidade, não podem ser consultadas sem o devido cuidado.

A extensão do Diana oferece também os mesmo serviços, excepção feita à Ludoteca, à Sala de Audiovisuais, à sala do Fundo Local e, claro, o Depósito.

Em ambos os espaços decorrem, regularmente, actividades que visam promover e difundir o livro e a leitura, assim como outras formas de arte, como a pintura, ou ainda conferências e acções de formação.