Esta iniciativa foi organizada pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim com o apoio da Câmara Municipal, tendo contado com a presença da Vereadora do Turismo e do Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim que, pelo gosto e conhecimento em história da arte, presidiu à sessão.

Ao longo desta sessão, enalteceu-se o potencial artístico representado nas obras daquela que foi uma das figuras mais proeminentes da arte portuguesa. Com um vasto repertório e uma expansão imaginativa de toda a sua personalidade, a artista condecorada a titulo póstumo com a Ordem de Camões encheu os mais importantes espaços museológicos do mundo com as suas pinturas repletas de diversidade de registos expressivos e técnicas de desenho e de cor.