Neste sentido, foram colocados, por todo o concelho, vários pontos de recolha, os oleões, nos quais a população deverá depositar o óleo alimentar usado. Consulte aqui a localização dos oleões nas várias freguesias.

Recorde-se que já em 2008, a autarquia lançou uma campanha de reciclagem de OAU com a instalação de dois pontos de recolha, um no Parque de Viaturas e outro no Ecocentro.

Esta é uma iniciativa que permite a poupança, pois ao colocar correctamente o óleo nos pontos de recolha em vez de o despejar pelo lava-loiça e outros sistemas de drenagem, a população evita a contaminação das águas, um bem que, como se sabe, é escasso e implica elevados custos para o seu tratamento.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim é o primeiro município da área de intervenção da LIPOR a avançar com este projecto. Até ao final do ano, o projecto estará em vigor nos restantes municípios (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo e Vila do Conde).

A LIPOR está actualmente empenhada, juntamente com os municípios associados, em implementar uma Rede de Recolha Selectiva Supramunicipal de Óleos Alimentares Usados (OAU) na sua área de intervenção.

Com esta estratégia, a LIPOR pretende: dotar os Municípios com equipamento adequado (oleões) para deposição de OAU, de acordo com as exigências do DL nº 267/2009 de 29 de Setembro; envolver os cidadãos na correcta deposição destes resíduos; sensibilizar a população para a adopção das melhores práticas a nível da gestão dos OAU; demonstrar as vantagens da reciclagem dos OAU, nomeadamente na produção de biodiesel, o que permite melhorias a nível de impacto ambiental; garantir um destino final adequado aos OAU; contribuir para o cumprimento dos objectivos da política energética, para a redução das emissões de GEE e para o cumprimento do Protocolo de Quioto.