O Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, esteve presente na sessão.

O autor revelou que: “Ao longo das minhas pesquisas, descobri “apelidos” que se cruzavam comigo todos os dias e que sem saber eram parte integrante da minha história. Tantos nomes, tantas surpresas. Os Trocado, os Paroleiro, os Gomes Marafona, Martins da Nova, os Cristelo, os Marques da Rosa, Os Vasques Calafate, os Almeida Rainha! E que espanto pela proveniência do nome Cadilhe, afinal um apelido trazido por galegos?! Os Fernandez, os da Lomba, os Verde, os Gaviño, os Peña, os Cadilla, são apenas algumas de muitas famílias galegas que vieram refazer a sua vida em Portugal. A Póvoa, crescia como urbe devido à intensa actividade associada ao mar. Terra de lanchas e grandes velas, de indómitos homens, que com bravura se aventuravam na pesca do alto. Essa fama espalhou-se pelas terras vizinhas e outras mais distantes, atraindo à Póvoa de Varzim, pessoas vindas de várias proveniências de Portugal e do nosso vizinho Reino da Galiza.

Este livro permite trazer à luz do conhecimento homens e mulheres, que de outro modo passariam incógnitos, e que foram o alicerce do crescimento económico desta nossa Póvoa de Varzim”.