O orador convidado do mês é Óscar Fangueiro, que nos surpreenderá com o aprofundar do tema, começando por revelar traços gerais da genealogia, passando pela sua própria genealogia, terminando com uma análise da Genealogia Poveira.

Óscar Fangueiro, natural do Porto, tirou o curso comercial nos anos de 1960 a 1963, foi bancário nos anos de 1971 a 1998 e, de 1976 a 2007, fez estudo e investigação no campo da Cultura, nas áreas de História, da Genealogia, da Antroponímia, da Etnografia, da Pesca e da Arqueologia. Durante este período resultou a publicação de 21 trabalhos, bem como três artigos em três jornais, desde a Galiza ao Rio Douro. Escreveu ainda o livro “ Sete séculos na vida dos poveiros”, obra que pertence à colecção Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira.

“À quarta (h)à conversa”, um projecto que teve início em 2009 e que todos os meses traz, ao Arquivo Municipal, temáticas diferentes relacionadas com a história local. O público é convidado a conhecer melhor o concelho às terceiras quartas-feiras de cada mês.