A realização de uma sessão pública de demonstração e o descerramento de uma placa, na estação de controlo, que se encontra junto ao campo de futebol da freguesia, assinalarão a entrada em funcionamento de toda a estrutura, constituída por três máquinas Pelamis, de 750 kilowatts cada, que se encontram posicionadas a cerca de cinco quilómetros da costa.

Trata-se da primeira fase do projecto Okeanós, cujo investimento é superior a oito milhões e meio de Euros e que está a ser desenvolvido pela ceo – Companhia da Energia Oceânica, S.A., cujo principal accionista é o grupo Enersis e o parceiro tecnológico escocês Pelamis Wave Power. Numa segunda fase prevê-se instalar, até finais de 2009, máquinas similares, com uma potência de cerca de 20 MVA, num investimento que se estima superior a 70 milhões de Euros. A terceira fase deste projecto prevê a instalação de parques de energia de ondas com potência total rondando 550 MW com o objectivo de tornar esta fonte de energia renovável competitiva com outras, nomeadamente a eólica.

Esta primeira fase do Projecto Okeanós beneficia de Ajudas Públicas do Programa de Incentivos à Modernização da Economia – Prime, sendo co-financiado pelo feder.

Para conhecer os marcos mais importantes do desenvolvimento do conceito Pelamis bem como dos trabalhos do projecto do Parque de Ondas de Aguçadoura, primeira fase do projecto Okeanós, poderá visitar a exposição intitulada “Parque de Ondas da ENERSIS”, patente na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, de 06 a 26 de Outubro.