Da autoria de José Rodrigues Miguéis, um grande autor da literatura portuguesa, esta é uma peça neo-realista em que as personagens dão a conhecer ideias, atitudes, e personalidades, variando entre a seriedade e a crueldade por um lado e a comicidade relacional por outro.

Levada a cena pela Oficina de Teatro de Espinho, conta a história do reencontro de dois amigos de infância, Óscar e Filipe, amigos de longa data, que se encontram muitos anos mais tarde, cada um com vidas bem diferentes. Trocam ideias, discutem e Filipe mata Óscar fugindo. A polícia investiga. Entretanto, Filipe viaja de comboio, recebendo a visita do fantasma de Óscar. Filipe, consumido pelos remorsos, tenta o suicídio, mas o público intervém e julga publicamente o caso.

Este é o reencontro de personalidades antagónicas, com visões diferentes da vida, da sociedade, e principalmente, do amor. Passando por tristeza medonha e até uma viagem ao além, tudo acontece nesta aventura de espíritos diferentes, mas todos à procura de uma coisa comum a toda a humanidade…respostas.

O elenco é composto por Afonso Carvalho, Carlos Duarte, Daniela Carvalho, Diogo Pereira, Mafalda Magalhães, Mafalda Maia, Marcos Francisco, Mariana Barros, Nadine Gonçalves, Nuno Silva, Rui Guimarães, Susana Costa e Tiago Costa. A coordenação é de Agostinho Pinho, a encenação e iluminação são da responsabilidade da Oficina de Teatro de Espinho, o som estará a cargo de Ricardo Navarro e o vídeo é da responsabilidade da Oficina de Teatro de Espinho em conjunto com Ricardo Navarro.