O júri, constituído por Almeida Faria, Carlos Vaz Marques, Fernando Pinto do Amaral, Patrícia Reis e valter hugo mãe escolheram O livro do sapateiro entre as dez obras concorrentes (A Inexistência de Eva, Filipa Leal, Deriva; Anthero, Areia & Água, Armando da Silva Carvalho, Assírio & Alvim; Arado, A. M. Pires Cabral, Cotovia; Curso Intensivo de Jardinagem, Margarida Ferra, & Etc; Guia de Conceitos Básicos, Nuno Júdice, Dom Quixote; Mais Espesso que a Água, Luís Quintais, Cotovia; Necrophilia, Jaime Rocha, Relógio D’Água; O Anel do Poço, Paulo Teixeira, Caminho; O Livro do Sapateiro, Pedro Tamen, Dom Quixote; O Viajante sem Sono, José Tolentino Mendonça, Assírio & Alvim).

«Em Março de 2010 Pedro Tamen ofereceu-nos «O livro do sapateiro», 49 poemas (escritos entre 18 de Maio e 25 de Agosto de 2009), onde a humildade das pequenas coisas, do fazer quotidiano, do saber da mão, se transporta para a condição do homem, da existência, para a temporalidade: vida e morte, sentido e absurdo. Um livro magnífico, que começa com uma belíssima enunciação da intencionalidade e se estende sequencialmente em poemas lhanos, rentes à palavra, de grande mestria formal, ligados por uma muito subtil narratividade que os sequencia e confere à obra uma unidade firme e brilhante como um sapato primorosamente polido.» (parágrafo retirado de http://asfolhasardem.wordpress.com/).

Na Sessão Oficial de Abertura foram também anunciados os vencedores do Prémio Literário Correntes d’Escritas/Papelaria Locus, do Prémio Literário Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora e do Prémio Fundação Dr. Luís Rainha.

Ao poema Esquecimento, de Ana Filipa Cravina dos Reis, foi atribuído o Prémio Literário Correntes d’Escritas/Papelaria Locus, entre os 82 poemas a concurso. Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, Francisco Guedes e Manuela Ribeiro, membros da organização do Correntes d’Escritas, constituíram o júri do Prémio que, nesta edição, distingue trabalhos em poesia elaborados por jovens dos 15 aos 18 anos.

56 escolas concorreram ao Prémio Literário Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora. O júri, constituído por Luísa Salgado, Maria da Conceição Sousa Vicente e Marta Madureira, escolheram os seguintes trabalhos: em primeiro lugar, O Sonho da Violeta, da turma 15 da Escola EB1/JI de Medo, de Riba de Âncora, Vila Praia de Âncora; em segundo lugar, Uma Aventura no Castelo de Lanhoso, da turma 40 do Centro Educativo do Cávado, de Monsul, Póvoa de Lanhoso; em terceiro lugar, Uns Peluches Especiais, da turma A da Escola EB1 de Cadilhe, Amorim, Póvoa de Varzim. O júri decidiu, ainda, atribuir duas menções honrosas: O Planeta Amarelo, do Colégio da Arrábida, de Azeitão, Setúbal (conto ilustrado) e O Verdadeiro Natal, da turma 9 da Escola EB1 de Nogueira, Braga (texto).

Finalmente, João Marques, José Carlos Vasconcelos e Maria da Conceição Nogueira escolheram Sete estórias do vento salgado, de Ana Paula Braga Morais Mateus, como obra vencedora do Prémio Fundação Dr. Luís Rainha. Foram atribuídas menções honrosas a Indícios para um cântico poveiro, de Pedro Manuel Martins Baptista, e a Patrão Lagoa – o sonho de ser Cabo-do-Mar, de José António Ribeiro de Azevedo.

Acompanhe no portal municipal todas as novidades do Correntes d’Escritas.