Todas as provas são pontuáveis, quer para a classificação individual, quer para a classificação coletiva. As inscrições devem ser efetuadas no seguinte sítio eletrónico: www.bikeservice.pt.

O Plano de Promoção do BTT é organizado pelo Centro Desportivo e Cultural de Navais em parceria com os clubes de BTT da Póvoa de Varzim, o “Malhos Team”, o “Aguça BTT”, o “BTTaraqueiros”, o “X Par”, entre outros, e com o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Varzim, das Juntas de Freguesia e da Associação de Ciclismo do Porto.

A finalidade do Plano de Promoção do BTT é promover a prática desportiva, em particular o ciclismo todo o terreno, permitindo a participação de crianças, nascidas a partir de 2006, até aos atletas masters, federados ou não.

Em 2011, o Plano de Promoção do BTT aconteceu pela primeira vez, tendo-se revelado um êxito com a participação de mais de 700 atletas.