A cerimónia criada pelo Monsenhor Pires Quesado e por Maria da Paz Varzim envolve nos dias de hoje o trabalho de uma vasta equipa de voluntários, que determina o sucesso e grandiosidade de todas as ações em volta da fé à Senhora da Saúde, no Arciprestado da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

São muitas as pessoas que dedicam o seu tempo à preparação desta grandiosa cerimónia, mas também que apoiam a receção aos fiéis à chegada da Peregrinação, como é o caso das equipas de Saúde da Cruz Vermelha, das equipas da Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários e dos Escuteiros, não esquecendo as forças de segurança, como Polícia Municipal e GNR. Às diligências destes voluntários e forças policiais, associou-se o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, que foi acompanhando os trabalhos, como principal responsável da Proteção Civil da Póvoa de Varzim, tendo depois assistido à eucaristia.

A Peregrinação começou pelas 9h00, depois da realização da eucaristia na Igreja Matriz. Um extenso cortejo percorreu os 7 quilómetros desde a Matriz da Póvoa até ao Santuário de Laundos, liderado pelo andor da Senhora da Saúde, que foi transportado em ombros por pescadores poveiros.

Ao longo do percurso a Peregrinação é saudada por muitos fiéis, que fazem questão de mostrar a sua fé através da apresentação de tapetes de flores.

Chegados ao Monte de S. Félix, já milhares de pessoas esperavam o cortejo a que se juntaram muitos dos peregrinos para participarem na Missa Campal, que foi presidido pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. A sua presença foi uma surpresa para os fiéis, porque não fora anunciada.

Numa sociedade que vive cada momento com muita rapidez, D. Jorge Ortiga salientou a importância da oração e reflexão pessoal, mas também do momento de oração nos âmbitos familiar e comunitário (Veja a fotogaleria).