Entre os participantes estavam os melhores da modalidade do país e, segundo a organização, os melhores treinadores e os melhores árbitros – destacamos a presença de Carlos Paraíso, árbitro internacional que “apitou” a final do Campeonato do Mundo de Ténis de Mesa.

O ambiente era de festa e de grande convívio entre todos. Afinal, através do desporto constroem-se grandes amizades. Entre as provas, conversas relaxadas contrastavam com a concentração dos atletas momentos a seguir, quando os seus nomes eram chamados para competir. E, como se trata de uma competição – uma das melhores do país, segundo os especialistas – tem que haver resultados. Sendo assim, os vencedores desta edição foram: Maria Xiao, do CTM Mirandela, na categoria Juniores femininos; Diogo Carvalho, do Oliveirinha, na categoria Juniores masculinos; Anamaria Erdelji, do CTM Mirandela, na categoria Seniores femininos; Li Ying, do Ala Gondomar, na categoria Sub-21 femininos; Vitaly Efimov, do S. Roque, na categoria Sub-21 masculinos; Énio Mendes, também do S. Roque, na categoria Seniores masculinos. O clube vencedor deste torneio foi o Ala Gondomar.

Além da vertente competitiva, o Torneio Internacional de Ténis de Mesa representa, segundo Aires Pereira, vereador do Pelouro do Desporto e vice-presidente da Câmara Municipal, “um investimento do município na economia local”. Durante dois dias, visitam o concelho, no âmbito desta competição, mais de cinco centenas de pessoas. Para o sector hoteleiro e da restauração, num mês de época baixa, “este Torneio, a par de outros eventos desportivos que têm acontecido na Póvoa de Varzim, é de grande interesse”, sublinha o autarca.

Esta prova está inserida no Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa, projecto com dezoito anos que tem contribuído para a divulgação da modalidade no concelho e incentivado os jovens de todas as freguesias a praticarem um desporto. Após horas de treino e dedicação ao Ténis de Mesa, os atletas, poveiros e não só, vêem o seu esforço recompensado ao disputarem uma boa qualificação com os melhores de Portugal e de Espanha.

Veja imagens da competição aqui.