Porque um saco de plástico leva 500 anos a degradar-se e porque os sacos feitos deste material são utilizados e deitados fora de forma irreflectida, acabando muitos abandonados no solo ou transportados pelo vento para toda a parte, a LIPOR deu forma a esta petição, que será enviada ao Presidente da Assembleia da República.

Esta é uma iniciativa que pretende fomentar um conjunto de acções que sensibilizem consumidores e distribuidores para uma gestão ambientalmente mais correcta e responsável na distribuição dos sacos de plástico. Em Portugal, são produzidos, anualmente, milhares de sacos, sendo as grandes superfícies (Hiper e Supermercados) responsáveis pela distribuição gratuita de uma grande parte destes sacos. Os impactos negativos da utilização massiva destes sacos plásticos descartáveis, impõem medidas legislativas/regulamentares que limitem a utilização de tais sacos, o que, conjuntamente com a divulgação de boas práticas neste domínio, poderia permitir controlar devidamente este problema.

Para participar nesta iniciativa, basta consultar o sítio oficial, assinar a petição e passar a prestar mais atenção à forma como utilizamos e nos desembaraçamos dos sacos de plástico no dia-a-dia.