Às 11h00, Isaque Ferreira, João Rios e Rui Spranger dão início, na Câmara Municipal, a um Passeio Literário. Dando voz a diferentes poetas da literatura portuguesa, estes três escritores e diseurs percorrem vários locais, como o Mercado Municipal e o Diana Bar, e espalham a poesia pela cidade.

Também em diversos sítios, de 23 a 27 de fevereiro, vai ser possível apreciar a exposição Rostos em volta, de Helder de Carvalho. Retratos pintados, desenhados, esculpidos, em vários formatos e materiais, de escritores, poetas, artistas, de várias gerações, do passado, do presente e seguramente do futuro, espalhados por vários espaços da cidade, criando um roteiro de rostos.

Desde o Museu e Arquivo Municipais, passando por várias lojas comerciais, os retratos vão convidar o espetador a fazer um percurso pela geografia física e linguística e literária pelas artes, pela cultura.

Às 21h30 do dia 23, na sala de atos do Cine-Teatro Garrett, terá lugar a abertura de outra exposição: “O Mundo de Lobo Antunes”, ficções fotográficas de Ana Carvalho inspiradas na obra do autor. A exposição estará dividida em três partes fundamentais: Personagens-Vozes; Memória; Cenários.

Às 22h00, na sala principal, irá realizar-se um Concerto comentado com o Maestro António Victorino d’Almeida e Miguel Leite, com participação especial de Aurelino Costa. A entrada é gratuita mas sujeita a apresentação de convite, disponível para levantamento no Cine-Teatro Garrett.

Ainda no dia 23, à tarde, a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, vai acolher duas sessões de lançamentos de livros. Às 17h00, será lançado o Dicionário de Eça de Queiroz, 3ª edição ilustrada, revista e ampliada, organizada e coordenada por A. Campo Matos, IN-CM com a presença do autor e apresentação de Isabel Pires de Lima, e às 18h00, o livro Não há tantos homens ricos como mulheres bonitas que os mereçam, de Helena Vasconcelos.

O dia 24 de fevereiro começa com a Sessão Oficial de Abertura do Encontro, às 11h00, no Casino da Póvoa, e termina com a Mesa 2, a reunir, na Póvoa de Varzim, os mediáticos membros do “Governo Sombra”, a partir das 22h00, no Garrett.

Acompanhe o 17º Correntes d’Escritas no portal municipal e no facebook Correntes, onde pode consultar o programa completo do evento.