Este Passeio Literário foi ao encontro das pessoas e dos seus espaços vicinais, fazendo uma leitura promenade pelas palavras dos nossos poetas, abraçando o Encontro de Escritores e a sua cidade, a Póvoa de Varzim. Alexandre O’Neill, Almada Negreiros, Carlos Drummond de Andrade, Mário Henrique Leiria e Luís Filipe Parrado foram alguns dos poetas escolhidos pelos três diseurs.

Isaque Ferreira, 1974. Diseur com dezenas de apresentações nas Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre, entre centenas de participações noutros eventos literários. Coordena a área de poesia dos Ciclos de Música e Poesia da Fundação Cupertino de Miranda e a Oficina Locomovente da Poesia. Organiza a Poesia na Relva para o Festival de Paredes de Coura. Queria que tudo o que dissesse fosse “poesia para os ouvidos” de alguém. Está mais perto. Realiza sonhos.

João Rios nasceu depois do almoço, numa tarde tórrida de Agosto de 1964. Segundo os seus insuspeitos candidatos a biógrafos não ocorreu terramoto ou estádio delírio por causa de tal facto. Menino dos fósforos, nunca foi detido por posse excessiva de palavras, nem desvio de metáforas. Poeta com uma dezena de livros editados e outros tantos mares navegados, espera escrever um dia um poema num deserto norte-africano.

Renato Filipe Cardoso nasceu em Aveiro em 1971. Cursou Comunicação Social e Línguas e Literaturas Modernas no Porto.

Desde 1989, trabalhou cerca de doze anos como jornalista em jornais diários, foi crítico literário e musical, coordenador de revistas e projetos jornalísticos e veio, gradualmente, a dedicar-se à escrita criativa, ao copywrite publicitário e à locução comercial, em detrimento do jornalismo. Tem sido voz oficial de diversas instituições e marcas de dimensão nacional e internacional, realizando inúmeras campanhas publicitárias e institucionais em voz-off para meios audiovisuais, além de locutor de vários programas e documentários de televisão.

Esta foi a primeira iniciativa do 15º Correntes d’Escritas. Muito embora a Abertura Oficial decorra amanhã, às 11h00, no Casino da Póvoa, hoje há já lançamentos de livros e apresentação de projetos.

Às 21h30, no Hotel Axis Vermar, local central do evento, terá lugar o lançamento de três livros: Do Branco ao Negro, AA.VV., Sextante; Livros Nómadas do Sangue, João Rios, Edita-me e Máquina-de-lavar-corações, Renato Filipe Cardoso, Texto Sentido.

Para além dos livros, também serão apresentados dois projetos, às 22h30: uma editora – Cama-de-gato –, que nascerá no momento da sua apresentação, com o lançamento de três livros: A cabeça muda, Cláudia Lucas Chéu; A lacraia de Steinbeck, Luísa Monteiro; A pata da cabra, Maria Quintans e uma revista – FLANZINE –, que ainda não completou um ano de vida.

Esteja atento e desfrute, porque amanhã a poesia vai estar nas ruas e nos espaços públicos, tornando o seu dia mais aprazível.

O portal municipal disponibiliza toda a informação relativa ao 15º Correntes d’Escritas, onde poderá também consultar o programa completo do evento. Para além disso, este ano, o Correntes também está presente nas redes sociais. Visite também a página do facebook.